quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Trabalhar com música ... uma simples organização pode ser a alma donegócio!

Olá amigos internautas. Diante de muitos acessos no meu tópico “trabalhar com música ... um estilo de vida!”, vou escrever mais um pouco sobre esse assunto. Acredito que muitas pessoas procuram por este tema, e se eu puder orientar em alguma coisa será um grande prazer.

 Trabalho já faz alguns anos com música. Isso mesmo só com música. Durante esse tempo já vi muitas pessoas desistirem desse mundo devido a um pequeno detalhe: falta de organização. Isso mesmo. Não é só na música que esse fator pode causar danos profissionais. Acredito que todas as formas de trabalho autônomas, sem uma organização, pode ser fatal para o perfeito desenvolvimento de suas atividades.

 Dois pontos importantes neste setor de organização que devemos enfatizar: organização de compromissos e a organização financeira. “Compromisso e responsabilidade se identificam. Finança e responsabilidade também se identificam.” Essa é a primeira regra que eu aprendi com meus mestres musicais para se viver bem com a profissão musical. Vejo muitos artistas não manterem a responsabilidade com os compromissos. Para os músicos da noite, eu acredito que ter uma agenda bem organizada ajuda e muito na eterna luta da credibilidade nas casas e bares onde se toca. Isso auxilia para que não aconteçam coisas desagradáveis como desmarcar data na última hora ou esquecer uma data. Para que isso seja efetivo, confira sempre a sua agenda antes de marcar uma data e durante a semana, para cumprir com seus compromissos. Outra coisa que aprendi solitariamente é que tudo para um evento deve ser tratado antes para não surpreender nenhuma das partes. Esse detalhe eu acredito ser uma visão importante para quem toca em eventos particulares, pois nada melhor que estipular o tempo de trabalho antes da data. Lembre-se que não tem coisa pior que chegar pra tocar e ter que tocar mais do que você imaginava ou até mesmo mais do que você pode. Então como diz o dito popular: “o tratado não sai caro!”. Já para os professores particulares a agenda funciona da mesma forma. Organize bem os horários dos alunos, isso facilita de mais o trabalho, tanto para dar as aulas como para marcar um aluno novo. E o principal para os professores particulares: “só desmarque uma aula em último caso”. Com essa organização você pode ter certeza que “compromisso e responsabilidade” vão estar de mãos dadas, e se você atuar perfeitamente seu trabalho será valorizado. Com isso receberá o que merece com o tempo. Suas perspectivas serão bem maiores. Pode ter certeza disso.

 Vamos analisar o lado financeiro. Este certamente é o ponto onde todo músico ou até mesmo quem pretende ser, teme. Muitos músicos não recebem mal, o que na realidade falta é uma organização financeira. Eu sofri muito por isso, podem ter certeza disso. Desde que aprendi uma coisa básica que me ajudou muito. Todo o dinheiro recebido durante o mês em questão deve ser guardado e gastado somente no mês seguinte. Dessa forma você terá um controle bem maior das suas finanças. O que não pode acontecer é receber e gastar, pois com isso você não consegue acumular valores interessantes. Perceba que em todas as profissões as coisas funcionam assim. Primeiro você trabalha e depois recebe. Tente fazer isso. Tenho certeza que sua vida vai mudar. Tive contato com grandes guitarristas do cenário brasileiro, não quero citar nomes aqui, e quase todos eles me falaram que essa organização mudou definitivamente suas vidas. Já outros guitarristas mesmo quando extremamente famosos, e não foram financeiramente organizados, acabaram sem nada. A organização financeira pode até parecer mais complicada, mas lembre-se que “finança e responsabilidade se identificam”, se você se organizar adequadamente, vai cumprir com todas as suas responsabilidades e no fim das contas sua vida será muito mais prazerosa.

Muito mais?

SIM!!!

Pois no fim você estará fazendo o que mais ama.

Espero ter orientado de forma simples e funcional!

Até o próximo post!

Forte Abraço

Luy

PS: Nunca se esqueça que música é um estilo de vida. E que a simplicidade é o maior nível de sofisticação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário